a banalidade da diferença

quarta-feira, junho 27, 2007

open minded

You Are 52% Open Minded

You are a very open minded person, but you're also well grounded.
Tolerant and flexible, you appreciate most lifestyles and viewpoints.
But you also know where you stand firm, and you can draw that line.
You're open to considering every possibility - but in the end, you stand true to yourself.
How Open Minded Are You?

e tu, até que ponto és open minded?

Etiquetas:

sábado, junho 23, 2007

Marcha do orgulho LGBT

Não podia deixar hoje de falar da marcha do orgulho LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero).

Mais um ano em que não vou poder marcar presença na marcha, para me manifestar publicamente contra a homofobia e discriminação.

Muita gente não concorda com a marcha, acham que não passa de um carnaval, de uma palhaçada, mas esquecem-se do que ela significa.

Outros não concordam com a palavra "orgulho", mas essa palavra deve ser vista como oposição a vergonha, e aí se calhar ja ganha todo o sentido. (eu pelo menos nao tenho vergonha nenhuma em ser gay =P )

É uma marcha reivindicativa, e este ano, que é o ano europeu de igualdade de direitos para TOD@S ainda tem mais importância a meu ver.

A quem tiver a oportunidade de ir participar ou ver, seja LGBT, Amigo ou simpatizante que o façam, que se unam contra a homofobia e a discriminação em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ainda não é este ano que estarei na marcha em Lisboa, mas no ano em que for quero estar acompanhado de Amigos (independentemente da orientação sexual ou identidade de género que tenham). Da família não falo, porque pelo menos por enquanto não é possível tal coisa.

A origem da marcha remonta a 28 de Junho de 1969, em Nova Iorque. Nessa altura a policia fazia rusgas frequentes e violentas aos locais de diversão nocturnos para a população LGBT. Nesse dia no bar Stonewall Inn situado no centro da zona gay de Nova Iorque, uma mulher resistiu a detenção, e as pessoas que estavam a porta do bar esvaziado pela policia devido a rusga, responderam a um grito de denuncia de violência policial.
Rapidamente o numero de pessoas que ofereceram resistência a policia aumentou, e a policia teve que se barricar no bar e pedir reforços. e nos dias seguintes ocorreram motins.
Desde então que todos os anos por essa altura se realizam as marchas do orgulho LGBT em varias cidades do mundo inteiro, sempre nessa altura do ano.

Podem ler aqui o manifesto deste ano.

Não vou a marcha de lisboa, mas dia 07/07/07 quero estar na marcha do porto ;)

Etiquetas: , ,