a banalidade da diferença

sábado, novembro 24, 2007

artigo da revista visão "estranhas alianças"

Na edição número 766 de 8 de Novembro de 2007 da revista visão saiu uma reportagem em que a terapeuta familiar Margarida Cordo afirmou: "A homossexualidade é um transtorno da identidade sexual, uma doença e tem recuperação"

Encontrei uma boa resposta para ela, por parte de quem eu não esperava, vejam:


Para quem não sabe vou salientar algumas datas importantes:
  • 15 de Dezembro de 1973 - A direcção da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, APA) procede a uma votação no sentido de suprimir a homossexualidade da lista de doenças mentais. Treze dos quinze membros da direcção pronunciam-se favoravelmente. A decisão será contestada por muitos psiquiatras, que exigem a sua anulação ou a realização de um referendo.
  • Abril de 1974 - Um referendo interno promovido pela Associação Americana de Psiquiatria aprova com 58% dos votos a decisão da direcção em retirar a homossexualidade da lista de doenças mentais tomada no ano anterior.
  • 1982 - Portugal descriminaliza a homossexualidade.
  • 1992 - A Organização Mundial da Saúde deixa de considerar a homossexualidade como doença.
Ora em 2007 uma terapeuta familiar vem contradizer o que a APA disse em 1974 e a OMS em 1992, presumo que ela ache que esquerdinos também sofrem de uma doença.
Confesso que fiquei feliz quando vi esse vídeo do bruno nogueira, ainda se brinca muito com os estereótipos associados a homossexuais masculinos, mas acho bem que se começe a brincar, ridicularizando, com ideias como a dessa suposta terapeuta

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Confesso que fiquei chocada com a notícia. Adorei a intervenção do Bruno, acho-a brilhante. Como homossexual e esquerdina, estarei eu no país certo para acolher as minhas diferenças???LOL

Tristeza!!!!

Bjinhos lindo

Ana

12:56 da tarde  
Blogger Comodoro said...

Muito bem, concordo plenamente contigo.
Te digo mais, quem pensa assim, demonstra preconceito, e ele não é mais que ignorancia, burrice, stupidês, falta de informação, emfim..., sem comentários!
Quando começarem a olhar para os homosexuais como pessoas que apenas gostam de pessoas do mesmo sexo, que agem, sentem, pensam e amam como as outras que são heterosexuais, o mundo pula e avança.
Um forte abraço colega e amigo!

12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home