a banalidade da diferença

domingo, junho 11, 2006

Educar para a Diversidade


Pois é, dia 8 de junho pela primeira vez fui falar em publico de orientação sexual, identidade de genero e a discriminação de que as pessoas com uma orientação diferente da maioria sofre.
Tal aconteceu porque duas semanas antes recebi um telefonema a convidar-ma para fazer parte da equipa de oradores (duas pessoas) que se iria deslocar a escola secundaria de loulé.

Escusado será dizer que aceitei o convite sem pensar duas vezes, porque se há projectos que eu acredito que podem fazer a diferença, o Projecto Educação da rede ex aequo é um deles.

Posso dizer que na vespera, enquanto eu me preparava sobre o que iria falar, eu estava um pilha de nervos. Mas felizmente no "dia D" acordei calmo, fui buscar a minha colega oradora a estação de loulé (sim porque ela veio de coimbra de proposito para isso e é com pessoas assim tão dedicadas que as coisas correm sempre bem), e começamos a conversar sobre qual a melhor maneira de fazer as coisas.

Seguiu-se o almoço no qual a mauka nos veio fazer companhia, e dirigimo nos então para a escola sem ter a menor ideia do publico que iriamos ter.

Fomos super bem recebidos pelas professoras que estavam responsaveis na escola, mostraram-nos o gabinet de apoio ao adolescente que tinham criado e do qual eram responsaveis. Esclareceram-nos que estariam presentes duas turmas de 10º ano e que os alunos eram obrigados a ir porque contava como aula, mas que os alunos estavam sensibilizados com o assunto, e inclusic«ve tinham estado a espalhar imagens na escola sobre discriminação (no geral) para sensibilizar os alunos.

Começamos então a sessão para cerca de 30 a 40 alunos.
A minha colega falou de orientaçã sexual, questões sobre a homosexualidade e o quotidianos de pessoas LGB, e falou de identidade de genero.
Depois voltei a estar nervoso e falei eu, discriminação e igualdade, preconceito e esteriótipos, movimento LGBT e lutas legais.

Como é normal nessas coisas, os alunos inicialmente estavam muito calados e com algum medo de por exemplo dar exemplo de esteriótipos, mas com o desenrolar da sessão tambem as linguas se desenrolaram e começaram a participar bastante bem.

no final debatemos algumas questões que os alunos puseram, e a mais falada foi como eu esperava o tema da adopção.

Os alunos tinham uma caixa de perguntas, das quais escolhemos algumas para responder, e essas centravam-se mais sobre a discriminação, como deviamos reagir, e como tinhas enfrentado a discriminação.

Na minha opinião o balanço foi muito positivo, acho que eu e a minha colega fizemos uma boa dupla, e gostava de repetir a experiencia.

Resta me agradecer a equipa do projecto educação pelo convite, a minha colega que veio de coimbra, e a simpatia demonstrada pelas professoras, director, e alunos da escola.

2 Comments:

Blogger Johny boy said...

É por razões como esta que eu tenho orgulho em ser teu namorado, eu não sei se tinha coragem de dar a cara assim, admiro muito a tua coragem. :)

4:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

;)

5:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home