a banalidade da diferença

segunda-feira, setembro 11, 2006

11 de Setembro...

É inevitavel não passar ao lado desta data, uma data que ja entrou para os livros de história e que de um certo modo alterou a vida de milhões de pessoas que viajam ou que trabalham na aviação.

Faz hoje cinco anos que eu estava a gozar um dia de folga deitado no sofá a ver televisão, quando começa a dar um flash noticioso: um avião acabara de embater numa das torres do World Trade Center!

Ainda se debatia se seria ataque terrorista ou acidente aéreo, quando assisti em directo, assim como milhoes de pessoas, ao embate do segundo avião, já não restava duvida, era atentado terrosista.

Pela primeira vez na historia um avião (aliás varios aviões) foi desviado e usado como bomba. Segui-se o caos no trafego aereo do mundo inteiro, e na assistencia em escala no chão.

Em faro nao existia maquina de raio-x na altura, ou seja cada passageiro tinha de identificar a sua bagagem antes de ela ser posta no aviao, o que atrasou imenso a rotação dos aviões.

Chegou a haver aviões no chão com 6 horas de espera para parquear por falta de stands livres, os trabalhadores nao eram suficientes para tamanha azafama e tiveram de prolongar horas e horas para minimizar os atrasos ao minimo (que mesmo assim eram obviamente de muitas horas, eu pessoalmente dia 12 prolonguei até nao aguentar mais),

E hoje eu pergunto, o que mudou?

Uma maior segurança nos aeroportos, sendo a bagagem toda passada por raio-x, os passageiros mais bem controlados pela segurança, os trabalhadores revistados a entrada. O medo ja desapareceu um pouco, existe alguma sensação de segurança por parte dos passageiros ao ver tantas medidas (segurança no chão e no ar).

É importante essa sensação de segurança, é importante as pessoas nao cederem ao terror, pois se isso acontecer os terroristas ganharam...

11 de Setembro 2001, uma data que vai ficar gravada para sempre na minha memoria.