a banalidade da diferença

sexta-feira, setembro 15, 2006

Respeito pelas diferenças...

Quantas e quantas vezes não me aconteceu já em conversa com pessoas LGB (Lesbicas, Gays e Bisexuais) ouvir discriminar pessoas por serem "bichas" ou "camionas", ou dizerem que gostam de ver pessoas menos esterotipadas a assumirem-se e a dar a cara para gerar uma "boa visibilidade".

Eu proprio já fui uma dessas pessoas, até ter-me dedicado um pouco (pouco mesmo) ao activismo LGBT, e ter dado mais atenção a certos assuntos, e hoje não concordo, acho que é um misto de homofobia com transfobia, e muitas vezes existe porque nao pararam bem para pensar no assunto.

Devemos ir pela visibilidade de pessoas nao esteriotipadas para uma melhor aceitação? Será este o caminho, dizer que afinal há muitos LGB "não esteriotipados" e que não são todos "bichas" e "camionas"?

Esse é com certeza o caminho mais fácil, mas usando os argumentos contra os quais as associações LGBT lutam. O caminho não será ir pela educação e pela aceitação da diferença?

Eu não quero ser visto como igual aos outros, eu sou diferente em muitas coisas, nos meus gostos musicais, na minha maneira de trabalhar, na minha forma de falar, de vestir, na minha orientação sexual, etc...

Ser diferente é um direito que temos, e quase que diria que é um direito. Lembram-se dos tempos em que nas escolas se usavam uniformes e vestiam-se todos de igual? Lembrem se do monótono que era para a vista? Eu acho muito mais giro a a mescla de cores que se pode ver hoje em dia.

Haja respeito pelas diferenças de cada um, seja pela orientação sexual, seja pelos maneirismos, formas de vestir, de falar, opções politicas, etc...

Porque se "há diferentes formas de ser, diferentes formas de amar", tambem "há diferentes formas de ser, e temos de respeitar".